Com o intuito de orientar docentes e discentes a elaborarem os pedidos de marcação de defesa de mestrado ou doutorado, a Coordenação do PPG em Ecologia divulga os seguintes procedimentos:

Lista de documentos para marcação de defesa:

  • Carta do orientador solicitando a marcação
  • Formulário do pedido de marcação de defesa (mestrado ou doutorado) contendo:
    • CPF e instituição do(s) membro(s) externos;
    • Matrícula e unidade SEI de acesso dos membros internos;
    • É desejável que o membro suplente seja do PPGECL;
    • O formulário deve ser assinado pelo(a) aluno(a) e orientador(a);
  • CV Lattes do(s) membro(s) externo(s)
  • Histórico escolar (pode ser obtido no SIGAA pelo(a) orientador(a))
  • Comprovante(s) de submissão de manuscritos(s) - estratos A1 a A4 do Qualis CAPES:
    • Mestrado: um manuscrito submetido e relacionado com a dissertação
    • Doutorado: dois manuscritos submetidos e relacionados com a tese OU um artigo publicado
    • Em ambos os casos, o discente deve ser o primeiro autor e o orientador deve constar na lista de autores.
  • Resumo da dissertação / tese, contendo:
    o Quantidade de páginas da dissertação/tese;
    o Título da dissertação/tese em português e inglês;
    o Resumo em português e inglês;
    o Palavras-chave em português e inglês.

Importante:

  • Todos os documentos devem estar no formato PDF;
  • O pedido de marcação de defesa deve ser encaminhando para o email da secretaria da PG com 30 dias de antecedência;
  • Antes de convidar, certifique-se que o(s) membro(s) externo(s) possuem o perfil desejado: “excelência na área de conhecimento do trabalho a ser avaliado” (Resolução CEPE 0080/2021). Os “critérios de excelência” adotados no PPGECL são os mesmos definidos para o credenciamento de orientadores ou coorientadores de mestrado ou doutorado (Resolução 01/2028 do PPGECL);
  • A Comissão do PPGECL analisará a composição da banca para aprovação;
  • O discente e todos os membros externos (mesmo os vinculados ao Programa de Pós-Graduação) devem fazer o cadastro como USUÁRIOS EXTERNOS no SEI, seguindo o passo-a-passo descritos aqui (este passo-a-passo deve ser enviado pelo discente ao membro externo – informando que este cadastro é feito uma única vez para participação em todas as bancas).