cassia

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (1992), mestrado em Botânica (1996) e doutorado em Ecologia (2003) pela mesma Universidade. Atualmente é professora da Universidade de Brasília, no curso de Ciências Biológicas, Departamento de Botânica e curadora do herbário da UnB. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Flora, atuando principalmente nos seguintes temas: cerrado, florística, fenologia, estrutura e dinâmica de comunidades herbáceas, fitogeografia e germinação de plantas nativas do cerrado.

 

 

 

 

Suas principais linhas de pesquisa são:

  • Ecologia de ecossistemas
  • Ecologia de comunidades de plantas
  • Conservação da natureza
  • Taxonomia vegretal

Link para CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9973242126324510

 

murilo diasÉ graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Londrina (2005), possui o título de Mestre em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa; 2008) e Doutor em Science de l'Homme et de la Nature (Ecologia: Macroecologia; 2015) pelo Muséum National d'Histoire Naturelle em Paris-FR. Possui interesse em padrões e mecanismos determinantes da variação da biodiversidade aquática em grandes escalas espaciais e temporais e tem experiência na área de Ecologia de Comunidades e Macroecologia com ênfase em peixes de água doce. Atualmente é Professor Adjunto A-1 do Departamento de Ecologia/Instituto de Ciências Biológicas, Universidade de Brasília-DF.

 

 

 

 

Linhas de pesquisa:

  • Ecologia de comunidades
  • Macroecologia
  • Avaliação de impactos

Link para CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7373363206564892.

Email: msdias @ unb.br

 

eduardo bessa

É professor efetivo da Universidade de Brasília com mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela USP (2004) e Doutorado em Biologia Animal (Ecologia e Comportamento) pelo IBILCE-UNESP (2013). Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Comportamento Animal, atuando principalmente em comportamento reprodutivo e impactos do turismo de natureza sobre a fauna. Também tem interesse em divulgação científica, redigindo atualmente o blog Ciência à Bessa na rede Scienceblogs Brasil. É membro do comitê educacional da Animal Behavior Society e conselheiro da Sociedade Brasileira de Etologia.

Link para CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4111170501195963

http://scienceblogs.com.br/bessa/

Email: edu_bessa @ yahoo.com

 

 

 

 

Linhas de pesquisa:

  • Comportamento reprodutivo de peixes
  • Ecologia de peixes

imagem docentePossui graduação na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP (1996), mestrado em Entomologia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/USP (1998) e doutorado em Entomologia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/USP (2003). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Zoologia na Universidade de Brasília (UnB). Tem experiência na área de Entomologia, atuando principalmente nas linhas de pesquisa: Entomologia Aplicada, Bioecologia de Coleoptera (principalmente Scarabaeoidea), Biodiversidade e levantamento de insetos e Impacto ambiental de plantas geneticamente modificadas.

 

 

Linhas de pesquisa:

  • Biodiversidade de artrópodes do Cerrado
  • Manejo e controle de insetos praga (Coleoptera)
  • Bioecologia de Scarabaeoidea

Link para CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8206427476887399

Email: frizzas @ unb.br

rafael
Sou engenheiro florestal pela Universidade Federal do Paraná (2005), bacharel em botânica pela Universidade de Stellenbosch (África do Sul) e doutor em ecologia e biologia evolucionária pela Universidade do Tennessee (EUA). Minha linha de trabalho é em Ecologia com foco em Ecologia de Mudanças Globais. Minha pesquisa busca melhorar o nosso entendimento sobre mecanismos envolvidos no processo de naturalização e invasão de espécies exóticas e a resposta de populações e comunidades nativas a chegada de novas espécies. Desta forma, busco compreender porque algumas populações de espécies exóticas se disseminam rapidamente enquanto outras não invadem, quais os impactos das espécies exóticas invasoras e como podemos excluir, controlar ou erradicar estas espécies.

 

 

 

Link para CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9587201169577748

Contatos: rafaeldz @ gmail.com

Grade de disciplinas do Programa via Matrícula Web (UnB): mestrado ou doutorado

Histórico do PPG em Ecologia

Conheça as linhas de pesquisa e projetos do Programa.

Relação das  teses e dissertações produzidas pelos alunos